Entidades Confirmadas
Direcção-Geral do Património Cultural
A Direcção-Geral do Património Cultural, faz-se representar na Bienal Ibérica, AR&PA 2019, dedicada à “Sustentabilidade”, promovida em colaboração com a Câmara Municipal de Loulé, tendo escolhido como tema a exposição internacional “Identidade e Cultura. Património Arqueológico de Sharjah (EAU)", que inaugura em outubro, no Museu Nacional de Arqueologia, em Lisboa.
Desde tempos remotos, Portugal esteve ligado ao Sudeste da Península Arábica. Os portugueses foram os primeiros europeus a estabelecer-se naquela região e a criar relações com os líderes locais, um dos quais antepassado da actual Família Real de Sharjah.
A Missão Arqueológica Portuguesa em Sharjah, da NOVA-Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, é coordenada por Rui Carita; Rosa Varela Gomes e Mário Varela Gomes. Ali trabalha a convite do Emir Sheik Dr. Sultão bin Muhammad Al-Qasimi, do Emirado de Sharjah, e tem vindo a investigar a antiga fortaleza de Quelba/Khor Kalba (2017-2019), onde os portugueses se instalaram a partir de 1624, contribuindo para criar uma rede de relações científicas com investigadores emiratis.
Nesta exposição do Museu Nacional de Arqueologia, que convidamos a visitar, e cujo projecto museográfico é da autoria de Mário Varela Gomes, Rita Varela Gomes e André Rama Pires, pretende-se dar a conhecer o amplo trabalho de investigação e de divulgação em curso e, através do acervo, a importância de um conjunto de sítios arqueológicos de Sharjah, desde a Pré-História à Época Moderna.
Assinalamos ainda a importância desta iniciativa que permite consolidar as relações já privilegiadas daquele Emirado da Península da Arábia com Portugal, o que contribui para a afirmação da dimensão internacional do Museu Nacional de Arqueologia, como lugar de excelência para o intercâmbio cultural e científico entre os povos.
Contactos:
Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T. (+351) 213 614 200