top of page

Thu, 12 Oct

|

Teatro Angrense

Opening Concert

Concerto comentado da Banda Filarmónica de Porto Judeu, cheio de música, luz e alegria representativo da vivência da cultura açoriana.

Inscrições encerradas
Voltar ao início
Opening Concert
Opening Concert

Time & Location

12 Oct 2023, 21:00 – 22:00 GMT

Teatro Angrense, R. da Esperança n.º 48-52, 9700-073 Angra do Heroísmo, Portugal

About the event

Apresentador, cantores e dançarinos participando em conjunto com a Banda nos temas alusivos a cada época festiva do ano: o Carnaval, em que será executado uma despedida de um bailinho; “Pasodobles” alusivos à época taurina; temas alusivos às festividades do Espírito Santo (Pentecostes); Marcha de S. João - a maior festa profana da ilha; temas do folclore açoriano, entre os quais, Bravos, a Tirana, o Pezinho e Olhos Pretos. Cada obra executada será explicada pelo apresentador e os figurantes/dançarinos representarão uma coreografia alusiva ao tema.

Participação gratuita, mediante inscrição prévia através do link.

Para as acções que decorrem entre 12 e 15 de Outubro, é obrigatório levantar o bilhete físico no Balcão de Informações da AR&PA 2023, no Centro Interpretativo de Angra do Heroísmo, no dia anterior à actividade ou no próprio dia: o acesso às acções estará dependente da apresentação do respectivo bilhete físico.

Sinopse

O concerto basear-se-à em obras que representam a cultura tradicional da ilha tendo na sua performance apresentador, cantores e dançarinos que ao longo da actuação irão participar em conjunto com a banda nos temas alusivos a cada época festiva do ano, tais como, exemplo: o carnaval, em que será executado uma despedida de um bailinho. “Pasodobles” alusivos à época taurina, que é uma festividade muito popular na ilha terceira, temas alusivos ás festividades do Espírito Santo (Pentecostes), Marcha de S. João (Que é a maior festa profana da ilha, entre outros temas. Também incluirá temas do folclore açoriano, entre os quais, Bravos, a Tirana, o Pezinho e Olhos Pretos. Ao longo do concerto o/a apresentador/a fará uma breve explicação sobre cada obra executada, e os figurantes/dançarinos representarão uma coreografia alusiva ao tema. Pretende-se que o concerto seja cheio de muita música luz e alegria que represente a vivência da nossa gente.

A Filarmónica da Associação Cultural do Porto Judeu

Em resultado da fusão de duas filarmónicas anteriormente existentes na freguesia, em março de 2001 nasceu a Filarmónica da Associação Cultural do Porto Judeu. Na sua curta mas intensa existência, esta tem abrilhantado festas religiosas e profanas, por toda a ilha, tendo-se deslocado também a São Jorge, Pico e São Miguel a convite de filarmónicas dessas ilhas. Participou também em diversos programas da RTP – Açores e da RDP Açores, com especial enfoque no programa Filarmonia. Gravou um CD que foi lançado a 4 de junho de 2005, intitulado “Sonho de Ilhéus”, contendo nove interpretações. Em 2009 realizou um Concerto de Natal na Igreja Paroquial do Porto Judeu, iniciativa que desde então, se tem vindo a repetir anualmente. Em 2012 organizou, pela primeira vez, o Festival de Bandas Filarmónicas da Associação Cultural do Porto Judeu, em que participaram dezasseis Bandas, e onde também funcionaram diversos “Workshops” para os músicos das Bandas participantes. A iniciativa repetiu-se nos anos seguintes e atualmente a filarmónica leva a efeito, orgulhosamente, a Décima edição deste festival, o qual conta novamente com a adesão de muitas das bandas filarmónicas da Terceira. Também em 2012, organizou um “fim-de-semana de estágio” para os seus elementos, o qual terminou com um concerto na Auditório do Ramo Grande. À semelhança do festival, esta iniciativa repete-se anualmente. Em novembro de 2014, participou no I Concurso de Filarmónicas da ilha Terceira, organizado pela filarmónica da Agualva, obtendo os prémios de Melhor Solista, Melhor Peça de Cariz Taurino, Melhor Peça de Concerto e Melhor Banda. Em 2015, o evento repetiu-se, e afilarmónica obteve os prémios de Melhor Marcha Grave, Melhor Peça de Cariz Taurino, Melhor Peça de Concerto e Melhor Banda. No ano 2016, participou no concurso, como banda convidada. Nos anos de 2022 e 2023, a Filarmónica da Associação Cultural do Porto Judeu participou na importante Romaria em Honra de Nossa Senhora dos Remédios de Arco de Baúlhe, Distrito de Braga, contribuindo assim para a divulgação do seu trabalho musical em solo continental. José João Dinis da Silva foi o seu primeiro Maestro. É um músico oriundo desta freguesia, professor de Música. Também natural do Porto Judeu, Francisco Rocha dirige a Filarmónica desde 2008. Sob a sua direção tem funcionado anualmente uma Escola de Música que tem vindo todos os anos a colocar na Banda um leque de jovens músicos. A banda actualmente é constituída por 60 elementos, com idades compreendidas entre os 9 e os 81 anos.

Share this event

bottom of page