top of page

Thu, 14 Sept

|

Online

Conversas do Património: Tauromaquinas Populares

"Tradições: Preservação e Valorização das Tauromaquias Populares" [Créditos fotográficos: Samuel Fagundes]

Inscrições encerradas
Voltar ao início
Conversas do Património: Tauromaquinas Populares
Conversas do Património: Tauromaquinas Populares

Time & Location

14 Sept 2023, 15:00 – 17:00 GMT

Online

About the event

"Tradições: Preservação e Valorização das Tauromaquias Populares"

Inscreva-se e participe remotamente através do Link (Zoom)

A Tauromaquia é uma das mais ancestrais manifestações da cultura dos Açores e a sua introdução, ou origem, perde-se na memória dos tempos. A tourada à corda constitui a mais antiga tradição de folguedo popular no arquipélago e, no caso da Terceira, a tauromaquia popular é um dos elementos fundamentais de uma identidade própria e distinta, sendo o toiro um pilar importantíssimo na construção da componente cultural na nossa sociedade insular, surgindo até como um dos símbolos do brasão de armas dos Açores. O primeiro espetáculo taurino registado oficialmente na Câmara Municipal de Angra do Heroísmo é datado de 1622, mas a manifestação foi sustentada desde o povoamento, em momentos festivos ou de celebração. Desde então, a Terceira e os Açores afirmaram-se como sendo das regiões mais aficionadas de Portugal, cujo amor e admiração pelo toiro constituem um verdadeiro culto. Durante muitos anos a tourada à corda foi exclusiva da Terceira, mas hoje ocorre em quase todas as Ilhas dos Açores, em particular no Grupo Central. A tauromaquia popular não se restringe aos Açores, está também muito enraizada na Península Ibérica e muitas são as cidades portuguesas e espanholas que ainda preservam as suas tradições tauromáquicas.

Nesta conversa ibérica pretende-se abordar a história das tauromáquicas populares nos Açores, em Portugal e na Espanha. Pretende-se, igualmente, conhecer a importância das tauromaquias populares na identidade das populações, a sua influência social e a importância da preservação das mesmas.

Uma conversa com Sónia Ferreira, Francisco Maduro-Dias, Aníbal Mendes, Alberto de Jesús, moderada por Victor Alves

A participação é online e gratuita.

Este evento faz parte de um ciclo de 6 conversas com especialistas sobre temas relacionados com os Açores e o seu Património Cultural.

[Créditos fotográficos - imagem de capa: Samuel Fagundes]

Share this event

bottom of page