top of page

Sat, 14 Oct

|

Meeting point

Rota da Baleação: Itinerário "Terra"

Price: 25,00 € per person [photo credits: Explore Terceira]

Closed registrations
Home
Rota da Baleação: Itinerário "Terra"
Rota da Baleação: Itinerário "Terra"

Time & Location

14 Oct 2023, 16:00 – 19:00 GMT

Meeting point, Praça Velha, 9700-091 Angra do Heroísmo, Portugal

About the event

No século XIX, foram constituídas três armações na ilha Terceira com sede em Angra do Heroísmo, e que desenvolviam a sua actividade no porto de São Mateus e no porto do Negrito. Para conhecer toda a história, começamos por visitar a Vigia do Monte Brasil, daqui se vigiavam as baleias e servia de apoio aos baleeiros estacionados no porto de São Mateus. No Monte Brasil, exploramos toda a paisagem num percurso pedestre circular, com cerca de 1 km, com uma biodiversidade ímpar e paisagens em perfeita comunhão entre o verde e o azul. De seguida, vamos até ao porto de São Mateus, freguesia que tem graciosamente sabido manter vivas as suas tradições de tranquilo local rural e piscatório. Esta freguesia, com especial importância, até à década de 70 do século XX, na faina baleeira, guarda ainda importantes vestígios dessa actividade fascinante. Na zona balnear do Negrito, outro local importante desta faina, podemos encontrar um forte com o mesmo nome, que outrora serviu de defesa a esta costa e durante o período da baleação serviu também de armazém e habitação a pescadores de uma companhia baleeira.

Por: SPOTTOURS

Ponto de encontro: Praça Velha

Custo da inscrição: 25,00 € por pessoa (IVA incluído à taxa legal em vigor)

Pagamento: Após preencher o formulário de inscrição, conclua a sua reserva efectuando o pagamento do valor total através de transferência bancária (IBAN: PT50 0010 0000 4515 0660 00111 Spira - revitalização patrimonial) ou MB Way (911 158 698). Apenas serão consideradas as inscrições seguidas de envio de comprovativo de pagamento no prazo de 24 horas, para bienalarpa@spira.pt, identificadas com nome e actividade (ex: "NomeApelido_RamoGrande").

Para as acções que decorrem entre 12 e 15 de Outubro, é obrigatório levantar o bilhete físico no Balcão de Informações da AR&PA 2023, no Centro Interpretativo de Angra do Heroísmo, no dia anterior à actividade ou no próprio dia: o acesso às acções estará dependente da apresentação do respectivo bilhete físico.

Share this event

bottom of page