top of page

sábado, 14/10

|

Salão Nobre JF Vila das Lajes

Debate "A Arquitectura do Ramo Grande e os Desafios à sua Preservação"

Esta acção terá lugar na sequência do Roteiro "A Arquitectura do Ramo Grande". No entanto, se pretende participar apenas no momento Debate, inscreva-se gratuitamente nesta página.

Inscrições encerradas
Voltar ao início
Debate "A Arquitectura do Ramo Grande e os Desafios à sua Preservação"
Debate "A Arquitectura do Ramo Grande e os Desafios à sua Preservação"

HORÁRIO E LOCAL

14/10/2023, 16:00 – 18:00 AZOST

Salão Nobre JF Vila das Lajes, R. Padre Gregório Bc. Rocha 2, 9760 Lajes, Portugal

SOBRE O EVENTO

Debate integrado no Roteiro "Arquitectura do Ramo Grande" (saiba mais aqui)

A participação neste Debate é gratuita, mediante inscrição prévia (vagas limitadas).

A região do Ramo Grande, tradicionalmente conhecida pela riqueza da sua produção agropecuária, pela raça dos bovinos que forneceram a força de trabalho necessária aos trabalhos agrícolas e pelo brilho das festividades em honra do Espírito Santo, salienta-se ainda hoje pela singularidade da sua arquitectura expressa nas casas rurais de lavrador abastado. Esta arquitectura, constantemente referida desde que Vitorino Nemésio chamou a atenção, no Corsário das Ilhas, para este "habitat rural tão nobremente urbano", ainda não foi, contudo, alvo de qualquer estudo sistemático e científico. Com o presente Debate pretende-se dar mais um passo no conhecimento e divulgação do tema da Arquitectura do Ramo Grande procurando, simultaneamente, contribuir para a sua preservação e valorização.

Oradores: João Vieiras Caldas, Assunção Melo, Fernando Costa, João Pedro Meneses e Paulo Manuel Borba Cardoso

Moderação: Paulo Jorge Ribeiro

Local: Salão Nobre da Junta de Freguesia da Vila das Lajes

A Exposição "Arquitetura do Ramo Grande", gentilmente cedida pelo Instituto Açoriano da Cultura, estará patente na Casa Museu do Ramo Grande, por ocasião da AR&PA - Bienal Ibérica de Património Cultural 2023, até ao dia 30 de Novembro.

Para as acções que decorrem entre 12 e 15 de Outubro, é obrigatório levantar o bilhete físico no Balcão de Informações da AR&PA 2023, no Centro Interpretativo de Angra do Heroísmo, no dia anterior à actividade ou no próprio dia: o acesso às acções estará dependente da apresentação do respectivo bilhete físico.

PARTILHE ESTE EVENTO

bottom of page