
Prémios Património Ibérico

Promovidos pela patrimonio.pt, os PRÉMIOS PATRIMÓNIO IBÉRICO distinguem as boas práticas no sector do Património Cultural Ibérico, galardoando projectos, entidades e profissionais actuantes no sector.
Com uma periodicidade bienal, os PRÉMIOS PATRIMÓNIO IBÉRICO têm lugar na AR&PA Bienal Ibérica de Património Cultural, em Portugal. A edição 2023 acontecerá em Angra do Heroísmo (Açores - Portugal).
Prazo de Candidaturas: 15 de Setembro de 2023
Cerimónia de Entrega dos Prémios: 13 de Outubro de 2023 | 19h30 | Teatro Angrense
CATEGORIAS
-
Melhor Projecto de Mediação
Contempla projectos de aproximação do Património Cultural ao público - entendido de forma totalmente aberta - através da acção programada de mediadores e educadores patrimoniais e que tenham promovido activamente a participação inclusiva e a acessibilidade social e intelectual da comunidade ou de determinados públicos-alvo.
-
Melhor Estratégia de Comunicação
Contempla projectos que desenvolveram e implementaram estratégias inovadoras e eficientes de Comunicação e/ou de captação de recursos - fundraising ou outras – relativamente ao Património Cultural.
-
Melhor Projecto em Parceria
Contempla acções e projectos de trabalho em rede, num quadro nacional e/ou internacional e com finalidades comuns de estudo, divulgação ou valorização do Património Cultural português. Mínimo de dois parceiros.
-
Melhor Projecto de Touring Cultural
Contempla projectos que desenvolveram iniciativas de desenho e concretização de roteiros de turismo cultural e patrimonial em territórios concretos.
-
Especial 2023: Melhor Projecto de Tecnologia aplicada ao Património*
Prémio especial 2023 relacionado com o tema da Bienal do ano em curso. Em 2023, destina-se a projectos que lograram aproximar as novas tendenciais tecnológicas ao Património Cultural através de estratégias inovadoras de mediação através da tecnologia.
-
Prémio Patrimonio**
Premeia o projecto, evento ou iniciativa que se distinguiu nos últimos dois anos pelo seu valor social e pelo seu contributo para a valorização efectiva do Património Cultural da Península Ibérica. Pode contemplar quaisquer das categorias acima.
*Categoria segundo o Tema de cada edição da AR&PA.
** Este prémio é atribuído por nomeação directa do Júri, não estando sujeito a candidatura própria.
CONHEÇA O JÚRI
MARGARIDA ALÇADA
presidente
[Antiga Directora na Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais]
ENRIQUE SAIZ
vogal
[Antigo Director de Património Cultural na Junta de Castilla y León]
JUSTIN ALBERT
vogal
[Antigo Director do National Trust Cymru e membro do Conselho Europa Nostra]